(escrito a 3 de Fev)
Cá vos escrevo de novo e a pedido de muitas famílias aqui vão algumas fotos da minha casa e escritório.
Por aqui tudo corre bem, mesmo com este frio todo, cerca de 4® (tentei encontrar o símbolo dos graus centigrados, mas não encontrei.)
Hoje escrevo-vos com um pouco de pressa porque daqui a nada vou sair e não tenho internet em casa e por isso só consigo estar conectada com o mundo real 6 horas por dia (o meu horário de trabalho – 10h às 16h) BOA VIDAAAAAAAA! =)
A casa onde estou fica a cerca de 15 min. a pé do escritório, o que é bom para fazer exercício e ficar a conhecer a cidade. Facto sobre a cidade onde estou (Nyíregyháza): tem cerca de 120.000 habitantes e é a 2ª maior cidade da Hungria.
Quanto à história da casa de banho ser separada, fui esclarecida pelo Adolfo que me explicou que: “as casas de banho separadas são típicas do leste comunista eram feitas assim porque morava muita gente na mesma casa assim, uma só pessoa não ocupava toda a casa de banho. Um podia estar a fazer uma coisa e outra pessoa outra coisa” (excerto de conversa prévia no Messenger) E esta, hein?!
Ontem lá chegaram as minhas colegas de casa, as 2 romenas. (A alemã só chega daqui a 2 semanas, o que significa que tenho o quarto só para mim, durante mais tempo) São muito simpáticas. Ambas falam húngaro fluentemente o que é bom por um lado, mas mau por outro. Passo a explicar: para ir às compras e ir às lojas e vá, viver a vida real, é óptimo porque elas perguntam e explicam o que são as coisas e têm a noção se as coisas são baratas ou caras. Dá muito jeitinho, não ter que m armar em macaca e ter que explicar ao senhor da caixa do supermercado que quero arroz ou laranjas e que quero recibo das compras em linguagem gestual. Estão a ver as figuras, né?
No entanto, quando estamos na organização põem-se todos a falar em húngaro e eu a olhar a ver se consigo apanhar qualquer coisa, mas NÃO, o húngaro é IMPERCEPTÍVEL!! Alias, já consegui apanhar 3 palavras que são parecidas: Álcool, cigarros e ananás. Isto porque a organização não paga álcool nem cigarros, caso sejamos fumadoras (nenhuma de nós é). E ananás porque li na lista do menu do restaurante.
Enfim, mas elas são impecáveis e lá me vão ensinado umas coisinhas em húngaro. E quando estamos as 3 em casa, elas não falam “estrangeiro” (porque não sei o que elas falam entre elas, húngaro ou romeno) só falam Inglês para eu perceber. São porreiras. =)
Quanto ao almoço é bem fixe, encomendados todos os dias dum restaurante aqui perto, portanto fome não vou passar!
Amanha vou ter a minha primeira aula de húngaro… Medo! Até por que já ouvi dizer que é a terceira língua mais difícil de aprender a seguir ao Japonês e Basco.
Por hoje acho que é tudo, tenho que sair que ainda vamos às compras para casa. (sou uma dona de casa agora eh, eh) Ontem fizemos carbonnara para o jantar, ficou bem bom!
Para quem quiser escrever cartas ou enviar coisinhas, aqui vai a minha morada de casa:
4400 Nyíregyháza,
Mezo utca 5. II/5
Hungary
E dos escritório:
Kék Egyesulët
4400 Nyíregyháza
Svent Istvan utca 20.
Beijos para todos
Inês na terra dos Magyares
(sabem como se diz Laranja - fruta em Romeno? Portucale! Achei piado porque é parecido com Portugal)
Sem comentários:
Enviar um comentário